A importância da Aromaterapia nos ambientes.
É tão bom quando entramos em um lugar e o cheiro é agradável, te faz se sentir bem e com vontade de nunca sair do local. Pois bem! A aromaterapia é uma palavra cuja origem vem do aroma = cheiro agradável e terapia = um tratamento benéfico de cura físico e mental. Imagina essas duas fórmulas misturadas em um mesmo frasco! Isso mesmo, a aromaterapia é utilizada nas propriedades de óleos naturais e essenciais, extraídos de plantas, flores, raízes, que trazem harmonia e equilíbrio pessoal.
E o que seria a aromaterapia ambiental? Não são ingeridos ou injetados, são óleos aplicados externamente, ou seja, nos ambientes. E qual benefício trazido (fora esses comentados acima) por aplicar na casa, por exemplo? E se há locais específicos para a aplicação, quais são?
Há fragrâncias para cada cômodo e para cada função harmônica e terapêutica, podem ser para aumentar a concentração, seja no trabalho, estudo, e também podem ser para relaxar, dormir, ter um sono melhor. A aplicação pode ser feita em uma mistura de 125ml de água, para de 15 a 20 gotas do óleo, misturar bem e colocar em um recipiente spray.
Obs: O alergista Marcelo Bossois, não recomenda o uso em casa de alérgicos, segundo o site Extra globo, pois pode agravar o quadro de alergia ao entrar em contato com a mucosa sensível do nariz.
Saiba bem onde colocar e quais usar segundo pesquisas, seguindo abaixo:
- No ambiente mais social como a sala, é indicado a usar aroma de manjericão e hortelã-pimenta.
- Na cozinha o uso de aromas de tempero como, alecrim, cravo, canela.
- No quarto é sempre bom um ar que faça relaxar, ter um sono melhor, então usa-se lavanda. Em caso de pessoas com rinite alérgica, ou sinusite, e problemas relacionados, usa-se óleo de eucalipto ou hortelã, pois ajudam as descongestionar.
- Banheiro é um local que fica com cheiros desagradáveis na maior parte do tempo, por isso deve ser sempre mantido limpo. Portanto é bom mantê-lo com um bom cheiro, não é? Para amenizar o odor, é indicado o óleo aromatizante capim-limão.
Entre outras opções de aromas que podem ser usados para algum outro problema comum como: hiperatividade, falta de concentração, ansiedade, insônia, depressão, baixa autoestima, falta de equilíbrio, entre outros. Os óleos mais indicados são: Alecrim, Lavanda, Rosa, Eucalipto, Cravo, Gerânio, Olíbano.
Portanto são ótimos para ter sempre em casa, não só por manter o local com cheiro agradável e natural, diferente desses que vendem industrializados para manter só o cheiro, a Aromaterapia faz bem para o lar e para sua saúde.