O que é a administração de aluguel de imóveis?
Antes de tudo, a administração de imóveis é todo o processo de gerenciamento do imóvel que envolve desde a publicidade ( fotografia do imóvel, anúncio em portais ); auxílio ao proprietário para disponibilização para locação ( Avaliação para determinação de preço e orientação sobre o aspecto físico do bem); cálculo do ROI sobre o investimento ( margem de retorno); análise de crédito, elaboração de contratos até administração dos problemas cotidianos e, também, o encaminhamento ao setor jurídico indicado para cobranças ou ações de despejos.
Ou seja: A administração de imóveis alugados de terceiros é uma atividade que envolve toda a Gestão do processo de aluguel de um imóvel. Que se inicia na avaliação e estudo de mercado para determinação do preço ideal, passando pelo anúncio e publicidade e durando até o final do contrato.
- Avaliar e estabelecer valor de mercado ao imóvel
- Divulgar o imóvel
- Conduzir o processo de locação
- Elaborar e revisar contratos de locação
- Cobrar aluguéis
- Manter o imóvel
- Prestar contas ao proprietário
Ufa! Muita coisa, não é? Não é tão simples como muitos acreditam.
Mas, não é o fim do mundo, não! Nosso sistema de Gestão e a Administração opera bem essas etapas, com segurança, opção de gestão com garantia e recebimentos e, como processos digitais, gerando conforto e maior e rapidez.
Até mesmo se tratando do inventário do imóvel, passando pelas vistorias, divulgação, documentação, contrato, seguro incêndio, etc… Executando de toda relação entre os direitos do proprietário e inquilino.
Desta forma, nossa função como administrador de imóveis é auxiliar você, proprietário, a cuidar do seu patrimônio e garantir que ele receba o valor correto e em dia, garantido segurança e margens de retorno.
O que é Retorno sobre o Investimento imobiliário – ROI ?
O ROI (Return on Investment), nada mais é do que uma métrica de retorno entre o investido X resultado obtido; dentro de um prazo (tempo) previsto. Ou seja: mostra o efetivo benefício obtido de um investimento imobiliário.
Assim, levando em conta o valor investido pelo comprador no imóvel desejado e o que o ele produzirá em face a este investimento aplicado. O olhar profissional visando orientação sobre o ROI de um imóvel passivo de locação, é importante na hora de precificar valor calculado do bem disposto à locação, pois não mensurado corretamente pode oscilar entre: positivo (quando há lucro) ou negativo (quando há prejuízo).
Há dois tipos de análises na hora de calcular o retorno sobre o investimento. A primeira é a avaliação do imóvel; elaborada por um Corretor de Imóveis com especialidade em avaliação ou uma imobiliária. A segunda é a definição do nicho de mercado que se pretende explorar. Locação de Longo Prazo, ou por Temporada. O cálculo do retorno mensal fica assim:
ROI = (Valor do aluguel mensal avaliado (deduzido as taxas) – % imposto de renda – taxa de administração) / (Valor do investimento) X 100